[img:logoAgora_o_jornal_do_sul.gif,full,alinhar_esq_caixa]O governo do Estado protocolou, na sexta-feira, 2, na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei 100/2008, regulamentando o registro e o porte de arma de fogo para os fiscais de tributos do Estado do Rio Grande do Sul.
Em setembro do ano passado, o deputado Carlos Gomes (PPS) apresentou o PL 363, autorizando o porte de arma à categoria. A proposição do parlamentar, que está em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça, foi citada na justificativa da proposta protocolada hoje pela governadora. Assim como o projeto de Carlos Gomes, o do Piratini determina que as armas serão de propriedade, responsabilidade e guarda do agente e a licença deverá constar na carteira funcional do servidor.
O Poder Executivo já vinha sinalizando intenção de regularizar a matéria ao editar o Decreto 45.068 de 25 de maio de 2007, que institui a carteira de identidade funcional da categoria. O dispositivo legal permite que seja indicado, no documento, o registro e porte de arma de defesa pessoal, em consonância ao Decreto 32.472/1986 e à Lei 8.118/1985.
O deputado diz que a proposta visa a igualar os direitos dos agentes fiscais do Estado aos dos federais, que foram beneficiados com o Estatuto do Desarmamento.
“Não há motivo para os auditores estaduais receberem tratamento diferenciado da lei com relação aos federais, se sabemos que são idênticas as atribuições e também os riscos que envolvem a função”, defendeu Carlos Gomes. Segundo o Fórum Nacional do Fisco, já foram registrados pelo menos dezoito casos de assassinatos de fiscais nos últimos vinte anos, além de agressões e ameaças.
O parlamentar comemorou o ato do Executivo que, segundo ele, “demonstrou sensibilidade ao reconhecer os perigos por que passam os nossos agentes fiscais”.
MUITO BEM PELO MENOS AGÒRA OS AGENTES FISCAIS PODERÂO SE DEFENDER DE ATAQUES DE VANDALOS DELINQUENTES ASSALTANTES E ETÇ..ETÇ.. EU ACHO QUE TOMARA UM DIA LIBEREM O PORTE DE ARMAS SEM A FAMIGERADA TAXA DE RECADASTRAMENTO E RESTRIÇÃO IMBECIL DE CALIBRES AOS CIDADÃES HONESTOS QUE TRABALHAM PELA ESTA MADRASTA E CRUEL QUE E A NOSSA PATRIA POIS NÓS SOMOS GENTE TAMBEM