Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Em nota distribuída durante o seminário, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, reafirma que o governo pretende transformar a campanha de desarmamento em política de estado. Segundo ele, essa será uma das principais ferramentas de estímulo para que as pessoas se envolvam com a causa. A campanha, afirma o ministro, será como a campanha de vacinação: uma política pública realizada todos os anos em benefício social.

As campanhas feitas no Brasil recolheram mais de meio milhão de armas. É a segunda maior já feita em todo o mundo, em número de armas recebidas. Na comparação com outros países, o Brasil ocupa posição de destaque por ter inovado ao instalar em igrejas e ONGs postos de recolhimento que danificam as armas a marretadas, no momento da entrega.

Dessa forma, avaliam as autoridades, as campanhas deram maior confiança ao cidadão de que suas armas seriam, de fato, destruídas, diminuindo o risco de pararem nas mãos de bandidos.

Segundo o Ministério da Justiça, os homicídios por arma de fogo caíram 11% entre 2003, quando o Estatuto do Desarmamento foi aprovado, e 2009. Dados da Viva Rio indicam que muitas das armas usadas para a prática criminosa são roubadas de residências. Dados da Polícia Federal afirmam que, só em 2003, mais de 27 mil armas foram furtadas ou roubadas dessa forma.

Leia a íntegra da notícia

,

Assistam o vídeo e vejam,

    • Recebemos de nosso Participante Doalcei Marcos, considerrações interessantes a propósito da relação mais armas, menos crimes, que nos pareceu interessante publicar em nosso blog.

    .

    Doalcei Marcos da Silveira
    Date: segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008 06:47

    População civil armada

    População civil armada, é um adicional a segurança individual e nacional.

    Os países do primeiro mundo, na sua maioria, asseguram o direito à legítima defesa a todo cidadão de bem, permitindo a posse de armas em suas propriedades, garantindo baixos índices de criminalidade.

    A população civil, armada, nos EUA, forma um exercito de mais de 50 milhões de pessoas. A maior guerrilha do bem do mundo. Os Estados Unidos possuem 90 armas para cada 100 cidadãos, o que faz do país a sociedade mais fortemente armada do mundo.

    Os cidadãos norte-americanos são donos de 270 milhões dos 875 milhões de armas de fogo conhecidas no mundo, segundo a Pesquisa sobre Armas Leves 2007, conduzida pelo Instituto de Pós-Graduação de Estudos Internacionais, com sede em Genebra. Cerca de 4,5 milhões dos 8 milhões de novas armas fabricadas anualmente no mundo são adquiridos nos Estados Unidos, afirmou a pesquisa.

    Sem os EUA, porém, a proporção cai para uma arma de fogo para cada dez pessoas, disse o documento.

    Assistam o vídeo e vejam, mas não se assustem, os EUA é o mais armado do mundo, mas tem índices de criminalidade ínfimos perante o Brasil, que quer desarmar a população de bem a qualquer custo.