Ao tomarmos cohecimento do andamento da MP 394/07, (Para acompanhar, clique no link) atualmente em julgamento no STF , pedimos ao Dr. Marcelo Perera, que nos desse um apanhado de como está realmente a situação daqueles que ainda não renovaram seus registros, ao que ele nos respondeu:

    [img:MarceloPereirablog.jpg,full,alinhar_esq_caixa]A decisão da liminar(não há julgamento de mérito ainda) não foi publicada até agora. A partir de sua publicação e a rigor o prazo de recadastramento estaria extinto, já que a MP foi suspensa pelo STF mesmo que provisoriamente.

    Contudo, tal situação que na prática cria um vácuo jurídico não foi criada pelos proprietários de armas legalmente registradas, daí porque o próprio governo federal vai ter de alongar o prazo de recadastramento, seja por decreto ou outro ato administrativo equivalente, apenas para formalizar a questão.

    O que não é juridicamente possível é a polícia federal entender que a situação de ilegalidade se configurou, pois até para cínicos governistas existem limites e nenhum juiz daria guarida para um inquérito policial contra alguém nessa situação.

    Um abraço.

    Marcelo Pereira

    Como os Srs. viram pelo noticiário do Congresso, houve o debate na Câmara sobre o relatório do Deputado Pompeo de Mattos a propósito da MP 394 e estando em condições de votação no plenário, a base do governo começou obstruir a votação para que a MP votada na Câmara, não subisse ao Senado atrapalhando a aprovação da CPMF, que o governo tanto necessitava.

    No Senado, a CPMF foi fragorosamente derrotada e com isso o grande impedimento para a votaão da MP 394 na Câmara, havia sido retirado. Entretanto o governo precisava de outra aprovação, a DRU e, para tanto, novamente a MP 394 não poderia subir ao Senado.

    Supremo Tribunal Federal editou uma liminar suspendendo a MP 394

    Neste meio tempo, o Supremo Tribunal Federal editou uma liminar suspendendo a MP 394, por ser inconstitucional: o governo não pode emitir duas MPs, no mesmo ano, sobre a mesma matéria.

    Em consequência, voltou a vigorar a MP 390 que revogara a MP que estabelecia o pazo para a renovação do registro de armas para 31 de dezembro deste ano. Ou seja, o prazo para a renovação do registro expirou em 30 de junho passado. Com isso, novamente 14 milhões de brasileros foram lançados na ilegalidade.

    Culpa do PSDB e dos DEM?

    Eles alegam que deviam tomar essa atitude para impedir que o governo começasse a governar por medidas inconstitucionais, o que caracterizaria uma ditadura. E nisso nós concordamos. Mas fica a pergunta aos deputados desses dois partidos: o que fizeram ou o que farão para solucionar esta situação esdrúxula em que 14 milhões de brasileiros foram lançados? Eis a questão.

    Estamos preparando para breve uma pressão sobre os deputados desses dois partidos. Aguardem.

    [img:DIOGO_1_2_3_4_5_6.png,thumbnail,alinhar_esq_caixa]Atenciosamente
    Diogo Waki
    Coordenador Paulista da PLD

    Recebemos um e-mail do Bene Barbosa, do Movimento Viva Brasil, que chama a atenção para um discurso muito interessante do deputado Vilson Covatti que,
    [img:vilsoncovatti.jpg,thumb,alinhar_esq_caixa] no dia 21/11/07 durante os debates a propósito do relatório do Deputado Pompeo de Mattos, num discurso caloroso o Deputado VILSON COVATTI (PP-RS) defende a aprovação plena do relatório. Argumenta ele com a necessidade de ajustar o Estatuto do Desarmamento à vontade popular manifestada durante o referendo de 2005. Ao se referir ao deputado Raul Jungmann, chama-o de “a viúva do referendo” [img:rauljungmann.jpg,thumb,alinhar_dir_caixa].

    Leia trechos do discurso e escreva ao deputado parabenizando-o pelo seu discurso: dep.vilsoncovatti@camara.gov.br

    Read the rest of this entry

Read the rest of this entry

    [img:AgenciaCamara.gif,full,alinhar_esq_caixa] Por acordo de lideranças, o Plenário transferiu para a próxima terça-feira (27) a votação da Medida Provisória 394/07, que estende até 2 de julho de 2008 o prazo para renovação do registro de armas de fogo perante a Polícia Federal. Além dos [img:pompeodemattos.jpg,full,alinhar_esq_caixa]problemas de técnica legislativa apontados pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP)[img:vanderleimacris.jpg,full,alinhar_dir_caixa] na sessão de ontem, vários partidos discordam do mérito e são contra mudanças introduzidas pelo relator Pompeo de Mattos (PDT-RS) em seu projeto de lei de conversão.

    Entre os pontos questionados está a dispensa de exame de aptidão psicológica e de manuseio de armas de fogo para o proprietário de arma de cano longo de calibres menores.

    [img:arlindochinaglia.jpg,full,alinhar_esq_caixa]No encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, apelou aos líderes para que o Plenário vote a MP na próxima semana. “Essa matéria é complexa e polêmica, mas não o suficiente para que tranque a pauta por três semanas. Peço ao governo, à oposição e ao relator para que não cheguemos à próxima quinta-feira com um quadro inconcluso sobre essa matéria. Se o projeto de lei de conversão não serve, aprova-se a medida provisória original. Se ela também não serve, rejeita-se a MP”, afirmou.

    [img:AgenciaCamara.gif,full,alinhar_esq_caixa] O Plenário pode votar nesta tarde a Medida Provisória 394/07, que estende o prazo de registro de armas de fogo para 2 de julho de 2008 (o prazo original definido pelo Estatuto do Desarmamento era 22 de dezembro de 2006).

    [img:pompeodemattos.jpg,thumb,alinhar_esq_caixa]A discussão sobre a MP foi encerrada ontem, mas a votação foi adiada para hoje devido à falta de acordo sobre problemas de técnica legislativa apontados pelo PSDB no projeto de lei de conversão do relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

    Segundo o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que apontou as falhas técnicas no texto, [img:vanderleimacris.jpg,thumb,alinhar_dir_caixa]algumas delas podem levar a questionamentos na Justiça sobre a aplicação de dispositivos do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Entre os problemas, de acordo com o parlamentar, estava a supressão equivocada de dispositivos do estatuto.

    Mudanças no texto

    Read the rest of this entry

Prezados Participantes da PLD

Em virtude da falta de acordo, hoje foram encerrados os trabalhos na Câmara e deverão voltar, amanhã, dia 22, quinta-feira, às 14 horas. Continuemos acompanhando ou pelo site da Câmara, ou pelo Blog da Pela Legítima Defesa.
Atenciosamente
Diogo Waki
Coordenador Paulista da PLD

Read the rest of this entry

    Devido ao término da lista de inscritos, o Plenário encerrou a discussão da Medida Provisória 394/07, que estende até 2 de julho de 2008 o prazo para registro de armas de fogo na Polícia Federal. Em razão de questão de ordem feita pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, informou que convocará sessão extraordinária para hoje à noite com o objetivo de votar a matéria.

    Read the rest of this entry

    URGENTE!

    Read the rest of this entry

    [img:AgenciaCamara.gif,full,alinhar_esq_caixa]
    Dia 14/11/2007 – a MP 394/07 não foi apreciada em face da não conclusão da apreciação da MPV 388/07, item 01 da pauta, com prazo encerrado.

    Read the rest of this entry