Vale a pena ler a notícia para ver como hoje, qualquer um pode ser preso por qualquer motivo. A notícia não diz, mas o pobre caçador deve ser uma pessoa de poucas rendas, e o crime que lhe imputam é o fato de ter matado uma capivara (segundo informações a capivara hoje é praga em vários lugares) e ter aprisionado um periquito!

O fato de ele ter uma arma em casa, apesar do registro vencido, levando em consideração que o prazo para a regularização de armas estabelecido pela Lei 11.706/2008 expira em 31 de dezembro, não constitui crime.

Enquanto isso, o crime de humanos anda solto…

    Davi Venturino
    [img:jcnet_gif140.gif,full,alinhar_esq_caixa]Ibitinga – A Polícia Ambiental apreendeu três armas de fogo, utilizadas para a prática da caça, além de várias armadilhas, dois pássaros e oito quilos de carne de capivara encontradas em uma residência no município de Borborema, região de Ibitinga (90 quilômetros de Bauru).

    Com mandado de busca, a Equipe de Patrulhamento Ambiental Rural, composta pelo sargento Reato, cabo Jovair e pelos soldados Veríssimo, Machado e Soares, revistou a residência, localizada no bairro São Sebastião, na última sexta-feira.

    No local, foram apreendidas três armas de fogo sendo uma espingarda cartucheira calibre 20 de dois canos; um revólver calibre 38; uma espingarda de pressão e centenas de cartuchos de calibres variados. Também foram encontrados no local três armadilhas para animais, um periquito da asa amarela, um tico-tico rei, chumbos, pólvora e espoletas, utilizados na recarga de cartuchos.

    Além disso, também foram apreendidos oito quilos de carne de capivara abatida. Segundo a Polícia Ambiental, as armas possuíam registros emitidos pela Polícia Civil, porém estavam vencidos.

    O responsável pelos objetos apreendidos, J.M.M. (somente as iniciais foram divulgadas), 48 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Borborema e deve responder pelos crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, Lei número 10.826, de 2003.

    Segundo a polícia, ele também responderá pelos crimes ambientais previstos na lei número 9.605 de 1998, pois em sua residência havia pássaros da fauna silvestre sem registro e carne de animal silvestre abatido.

    Também foram impostas duas multas, sendo uma no valor de R$ 1.118,98 e a outra de R$ 559,49. O autuado responderá pelos crimes em liberdade.

    Fonte

Trackback

7 comments untill now

  1. Marcelo Pereira @ 2008-08-07 15:42

    Grande trabalho dessa polícia, que prendeu um perigosíssimo meliante que matou uma capivara. Ainda bem que podemos contar com policiais tão valorosos e um juiz fantástico que emitiu um mandado de busca para vasculharem a casa desse terrível criminoso.
    Não sei o que seria de nós se não pudéssemos contar com servidores públicos de tal categoria. Merecem a mais alta condecoração possível. Devemos todos escrever para o presidente lula e sugerir tal medida.

  2. rodolpho villas boas neto @ 2008-08-10 23:50

    Pois é enquanto membros das farc do mst de ong,s inescrupulosas narcotraficantes assassinos assaltantes,estupradores,pedófilos,assaltantes e assassinos “di menó″ sequestradores invassores tem total proteção e aval do (des)governo lula um simples caçador de capivara é preso como se fosse um criminosso de altissima periculosidade e altissimo instinto de perverdidade A LEI DO BRASIL NÃO É PARA BOMS NEM JUSTOS ESTA A SERVIÇO DO CRIME

  3. Pois é.A culpa disso é do maldito concurso público,praga brasileira.Se como nos EUA, aqui as autoridades que protagonizaram esse fato lamentável, fossem eleitas,nada disso teria acontecido.E se acontecesse tal arbitrariedade, alguém correira o risco de perder o cargo e ir parar, na melhor das hipóteses, no hospício.É muito funcionário público, é um estado inchado por demais, a serviço sabe-se lá de quem, menos de quem , de fato, deveriam servir.

  4. sabino martinelli @ 2008-08-19 15:03

    E apenas estamos no inicio.Desde quando esp.dear comprimido necessita registro?.Os registros estaduais nao valem ate Dezembro?.Daqui a pouco pescador que tiver uma lula no frizer vai ter acasa invadida sob o argumento de nao ser ”politicamente correto”.

    QUQNTO A CAPIVARAS ESTAO SENDO ENVENENADAS POR AI,PELO DANO A AGRICULTURA……..

  5. ana helena junqueira @ 2008-09-19 21:26

    O Brasil é um pais em transformação, com uma diversidade imensurável tanto na sua fauna como em sua flora e não poderia deixar de sofrer com as contantes transformações mundiais, que chegam aqui com muita rapidez.A preservação do meio ambiente e a busca pela sustentabilidade têm balançado os pilares da sociedade brasileira que ainda busca justificativas para a devastação tais como: fome,desenformação, despreparo, falta de educação e muitos outros os quais não discutirei aqui.
    A policia ambiental vem atuar como ponto de equilibrio entre homen e natureza. Acredito que mesmo contra seus princípios tenham que atuar de forma mais energica,pois uma das partes é indefesa.
    O meio ambiente agradece nos oferecendo um show de beleza nas flores, animais, rios, lagos e tudo o que faz a alma transbordar de felicidade pricipalmente a “sobrevivencia da humanidade” e devemos um obgrigada aos anjos do meio ambiente que trabalha todos os dias para que o espetáculo continue.

  6. otavio augusto @ 2008-09-19 21:36

    No brasil vale tudo!

  7. Marcelo Pereira @ 2008-09-22 14:55

    Ninguém de bom senso é contra a proteção da natureza.
    Contudo, não se pode aceitar o uso demagógico da causa ambiental pelos políticos profissionais. O atual governo petista é muito eficiente nesse uso demagógico, enganando as pessoas crédulas com um discurso vazio e mal-intencionado.

Add your comment now


× oito = 24