Veja a noticia no original

    A prefeitura encaminhará licitação para contratar empresa de treinamento
    Vania Marta Espeiorin | vania.espeiorin@pioneiro.com
    A Guarda Municipal de Caxias do Sul está desenvolvendo ações em busca da autorização para uso de armas letais por parte de seu efetivo. Nas próximas semanas, a prefeitura deverá lançar a licitação para contratar uma empresa que fará os treinamentos teóricos e práticos para o integrantes da Guarda.

    O coronel Alvaro Moreira do Nascimento, diretor da Secretaria Municipal de Segurança e Proteção Social, explica que, para a guarda do município se habilitar ao uso de revólveres, o Estatuto do Desarmamento prevê três exigências. São elas: avaliação psicológica do efetivo, instalação de uma corregedoria e de uma ouvidoria compostas de servidores de outras unidades, e treinamento prático e teórico de uso do armamento.

    Depois dessas etapas, o processo é encaminhado à Polícia Federal, que autorizará ou não o município a adotar armas letais, como revólveres e pistola 380 milímetros, com exceção daquelas de uso restrito.

    — A avaliação psicológica já fizemos. Estamos entrando agora na fase de licitação para o treinamento. Nossa expectativa é que essa etapa da licitação seja rápida. Paralelamente, devemos constituir a corregedoria e a ouvidoria. Mesmo assim não podemos falar em prazos, porque vai depender da demora dos treinamentos e, mais adiante, da avaliação da Polícia Federal — explica Nascimento.

    O diretor avalia como importante a adoção de armas para os guardas. Segundo Moreira, em alguns locais e postos de trabalho seria fundamental os guardas estarem armados. Atualmente, o efetivo de 190 guardas responsáveis pela proteção do patrimônio público caxiense dispõe de 28 armas que não são letais. Esse tipo de arma, quando usado, faz a pessoa atingida sofrer, mas não a coloca em risco de morte.

Trackback

4 comments untill now

  1. Porque só guarda de cidades com mais de 50 mil pode portar arma de fogo, cade a democracia, o estatuto do desarmamento não pode ferir o isonomia dos municipios quanto ao limite de habitantes para as guardas portar arma de fogo, é preciso acabar com o limite de habitantes e sim as condições técnicas,sou guarda a 24 anos minha cidade tem menos de 50 mil habitantes, serei obrigado a trabalhar desarmado, como fica a minha proteção pessoal, depois de anos prendendo delinguentes.Na minha cidade o contingente da GCM é o tres vezes mias que do estado.Graças a Justiça estamos trabalhando com liminar que também já ganhamos na segunda isntância,mas não consigo comprar armas e munições.É preciso mudar o Estatuto do Desarmamneto e liberar o porte da armas para todas as guardas. Se tiver uma empresa de segurança armada no municipio com menos de 50 mil habitantes ela pode trabalhar armada,mas as guardas municipais instiuições públicas não pode, alguma coisa está errado.

  2. Rodolpho Villas Boas Neto @ 2009-02-16 18:44

    Tenho pelos menos ums 5% de Fé de que um dia lerei neste Blog ou em qualquer outro meio de informação e neste Aparecera
    Cidadães Decentes Honestos Ordeiros Responsaveis Trabalhadores Pagadores de altissimos impostos concientes “voltam a ter Porte de armas” sem restrição de calibres e sem pagar taxas de Recadastramento corruptas a (Des)governos não sei se isto ira acontecer em 2020 0u 2500 mais tenham Fé vai acontecer!!!!!!!! Muito Obrigado

  3. Luís Augusto Panadés @ 2009-02-27 04:27

    Temos que dar os parabéns à PF que parece que pode autorizar que a guarda municipal desta cidade ande muitíssimo bem amarda e vejamos porque.

    O encouraçada Alemão da segunda guerra mundial, o Bismark, considerado um dos maiores e mais bem amardos navios de todos os tempos, não o maior mais um dos… tinha canhões de 380 milímitros, justamente o mesmo calibre do armamento que a PF pode autorizar a guarda municipal a usar… segundo texto acima.
    Vão estar muitíssimo bem armados.

    A coisa é tão mal e porca que temos que ler esse tipo de notícia, depois querem que se leve o Brasil e sério, é por essas e outras que isso aqui não vai.

    Isso parece mero erro de grafia, mas não é, isso é prova de que a fobia por armas esta criando nesse país os pseudo especialistas que saem emanando verdades.

    O Guarda municipal deveria ter tanto direito a andar armado quanto um guarda da polícia estadual militar, civil ou da polícia federal… tanto direito quanto um cidadão qualquer que atenda aos mesmos requisitos, tanto quanto qualquer civil que atenda aos critérios necessários para tanto. Ou seria a carne dalgum deles diferente da carne doutros?

    Todos tem direito a sua segurança pessoal e sobretudo…eu não deveria ser obrigado a confiar a minha segurança a ninguém se assim não quisesse, nem a policia militar, nem a civil, nem a federal nem a guarda municipal.

    Eu acho mesmo que deveríamos permitir o porte de arma para os mosquitos Aedes Aegypti(édes égipti) quem até das de 380 milímetros, sejam elas pistolas ou revólveres.

    Aliás alguém conhece um revólve no calibre .380 Auto, .380 ACP, 9mm curto, 9mm short, 9mmm browing ou 9x17mm?
    Aliás alguém conhece no calibre 380 milímetros?

  4. Renato Costa de Alcântara @ 2010-07-17 22:02

    Calibre 380 milimteros foi dose…

    .380 significa que ele tem .380 da polegada, o que mede 9 milimetros. Para diferenciar do 9mm luger(aqui conhecido como “parabellum” ele recebeu a distinção kurtz ou curto.

Add your comment now


quatro − 1 =