[img:Senado_absolve_Renan.jpg,full,centralizado]

    O Plenário do Senado acaba de absolver o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em processo que pedia a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro – foram 48 votos contra a cassação, 29 a favor e 3 abstenções.

    Em sessão que durou mais de cinco horas, a maioria dos senadores que discutiram a matéria apoiou o relatório de Jefferson, que determinava a cassação de Renan por manter, com o uso de “laranjas”, sociedade com o usineiro João Lyra em empresas de comunicação em Alagoas.

    Renan já havia sido absolvido pelo Plenário em sessão realizada em setembro, quando foi julgado em outro processo com denúncias de que teria tido despesas pessoais pagas por lobista da empresa Mendes Júnior.

    ESPECIAL

    [img:demostenes.jpg,full,alinhar_esq_caixa] 04/12/2007 – 21h46Demóstenes diz que houve “acordão” para absolvição de Renan Ao comentar o resultado da votação, nesta terça-feira (4), do projeto de resolução que determinava a perda do mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro parlamentar, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) acusou o governo federal de costurar um “acordão” para a absolver o parlamentar alagoano.

    - Não tenho dúvida que houve um ‘acordão’. O que a imprensa divulgou era verdadeiro. Foi divulgado que no Palácio do Planalto foi feito um acordo para que o PT votasse maciçamente a favor da absolvição de Renan e em troca o PMDB daria os votos em favor da aprovação da CPMF. E isso caso Renan renunciasse antes da sessão – disse Demóstenes.

    Na avaliação de Demóstenes, os senadores queriam votar pela absolvição de Renan Calheiros. Segundo ele, caso seja feita uma enquete, a grande maioria dos senadores deverá dizer que votou pela cassação, uma vez que têm vergonha do resultado.

    O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) considerou que a imagem do Senado ficou ainda mais comprometida com a segunda absolvição de Renan.

    - Qualquer pesquisa indica que a opinião pública desejava a cassação do mandato do senador Renan. É natural que isso ocorra; qualquer político que estivesse sendo julgado teria sem dúvida a oposição da sociedade – afirmou.

    Laércio Franzon / Agência Senado
    (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
    69894

Trackback

4 comments untill now

  1. Marcelo Pereira @ 2007-12-05 11:42

    O episódio mostra claramente o valor do senado brasileiro.

  2. Claudoir Riepe @ 2007-12-05 18:30

    Será que um dia ainda teremos democracia de verdade?
    A corrupção e a falta de vergonha foram misturadas ao concreto nas paredes do Senado.

  3. Daniel Fazzolari @ 2007-12-06 09:07

    É deprimente, não há muito o que dizer.

  4. TEMOS MUITO O QUE DIZER… FORA!! RENAM CALHEROS, VERGONHA PARA A NAÇÃO BRASILEIRA…

Add your comment now


× oito = 48