Projeto de Bezerra protege pesquisa científica
Cuiabá / Várzea Grande, 13/05/2009 – 11:46.

Da Redação

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) apresentou projeto que altera o Estatuto do Desarmamento, com o objetivo de proteger cientistas ou pesquisadores que fazem uso da arma de fogo como instrumento de trabalho.

Segundo o deputado, atualmente esses profissionais enfrentam todas as dificuldades para obterem o porte de arma e até mesmo uma guia de transporte da arma entre estados diferentes. Atravessam burocracia imensa, quando não esbarram no entendimento de que não podem portar as armas.

“Cientistas necessitam obter licença de caçador junto ao Comando do Exército, e mesmo nessas circunstâncias, remanesce dúvidas acerca da ilicitude de suas condutas, haja vista que não são, de fato, caçadores, além do que o Estatuto do Desarmamento não dispõe expressamente sobre o trabalho dos cientistas”, justifica o deputado.

A dificuldade, conforme Bezerra, é especialmente enfrentada pelos ornitólogos, biólogos que estudam os pássaros e que efetuam o abate de aves para coleta científica. Mesmo o controle de zoonoses só é possível, quanto a essas aves, mediante o abate e posterior análise, cujo resultado pode constatar uma epidemia em seu início, como no caso da gripe aviária.

O deputado acrescenta que a própria biologia de conservação necessita abater aves seletivamente a fim de estudar as espécies em vias de extinção e propor medidas de manejo para evitá-la. “No limite, tais profissionais poderiam utilizar sua arma até para defesa pessoal contra algum animal bravio durante sua tarefa”, observa Bezerra.

“Portanto precisamos adequar o Estatuto do Desarmamento, conferindo o necessário respaldo jurídico a categorias que utilizam as armas de fogo como instrumento de trabalho, como é o caso de biólogos, cientistas e pesquisadores, bravos profissionais que buscam engrandecer o conhecimento científico nacional”.

Trackback

3 comments untill now

  1. Claudoir Rodolfo Riepe @ 2009-05-14 09:04

    É justo facilitar o trabalho de pesquisadores que adentram sertões para coletar material para pesquisa. Esse projeto, se aprovado (o que eu duvido) vai trazer mais segurança e facilidade para quem com perseverança e coragem trabalha para descobrir com antecedência doenças que podem se transformar em epidemia, descoberta de novos remédios, espécies de plantas e animais desconhecidos, jazidas de recursos minerais, entre outros. É rezar para que nossos nobres deputados tenham bom senso e permitam que isso aconteça.

  2. Eu acho que esse deputado é um “bobo”, coisa de néscio no mínimo…

    Ao invés de ver que o Estatuto do Desarmamento é um absurdo gritante e ofende a inúmeros valores da sociedade, esse fulano quer modificar/remendar essa porcaria e não expõe ou adimite o que este estatuto seja de fato.

    Isso mais parece que o Sr. Digníssimo Deputado recebeu pressão de algum lado, de algum conhecido e esta querendo dar uma resposta… no caso mal e porca!

    Quer fazer justiça Sr. Deputado… faça a todos os brasileiros e não só àlguns!

    Isso que o Sr. esta querendo fazer não é justiça é mera conveniência pessoal!

    Sem contar a fundamentação que o tal Bezerra desenvolve, a coisa mais ridícula que eu já ouvi se comparada às fundamentações muito mais substânciosas e preementes oriundas dos problemas que assolam os cidadãos violentados desse país.

    Essas leis vagabundas do tipo Estatuto do Desarmamento criam essas distorções absurdas, o fulano não é caçador, não subsiste da caça mas tem que usar licença de caçador. Que eu saiba no Brasil ainda é crime prestar informação falsa em documento público, aliás do qual o Exército é conivente!

    Essas porcarias no Brasil criam essas situações onde se faz tudo errado para se continuar fazendo tudo errado!

  3. Rodolpho Villas Boas Neto @ 2009-06-01 04:40

    Porque só Cientistas e Pesquisadores?
    Funcionarios Publicos ,Motoristas de Taxis,
    Porteiros,Seguranças,Professores(Que por sinal são os deviam ter mesmo pois dão aulas a verdadeiros ANIMAIS) ainda mais os Policiais Militares tambem devem ter este Direito Nobre e Sagrado que se Representa na Legitima Defesa e Auto Proteção Individual Familiar e Intgridade Fisica e Defesa de bems e Propriedade Privada sem esquecer comerciantes e etç….
    Este maldito Estatutto dos Traficantes Ongueiros
    uma Hora acaba o povo ira perceber que esta sendo usado como “Massa de Manobra” e manipulação de emissoras canalhas da televissão de Politicos Hiteleristas e Leninistas
    Tomara queira o nosso Senhor!!!!!!!!!
    Muito Obrigado

Add your comment now


4 + = seis