[img:Marca_topoCorreioBahia_1.gif,full,alinhar_esq_caixa]

    SÃO PAULO – Até o final do ano, quatro milhões de armas devem ser entregues voluntariamente ou regularizadas, na segunda fase da campanha pelo desarmamento. A previsão é do ministro interino da Justiça, Luís Paulo Barreto. As informações são da Agência Brasil.

    “Ter arma em casa não acarreta em segurança pública, pelo contrário, acarreta em acidentes, em insegurança, em reações indevidas, que acabam vitimando o cidadão”, disse ontem no 40 Encontro da Rede Desarma Brasil, que discute as bases da nova campanha. A segunda fase da campanha depende da aprovação da Medida Provisória 417, que altera o Estatuto do Desarmamento. A medida já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está prevista para ser votada até depois de amanhã no Senado.

    A campanha começará imediatamente após a aprovação da MP pelo Congresso. Além da entrega voluntária de armas, com indenizações ao proprietário que variam de R$100 a R$300, a nova fase da campanha tem como foco incentivar o registro federal de armamentos. Até 31 de dezembro, quem quiser cadastrar uma arma ilegal não será punido e estará isento do pagamento de taxa para licen-ciamento.

    “Esse recadastramento é muito importante para a gente ter dados, saber quantas armas de fogo existem realmente no território nacional, saber onde elas estão. Assim a gente poderá começar a interpretar esses dados e verificar de onde efetivamente vem as armas de fogo que são usadas nos crimes”, explicou Fernando Sigovia, coordenador geral de Defesa Institucional da Polícia Federal.

    Sigovia alertou que a pessoa que tem uma arma sem registro deve procurar regularizar o porte o mais rápido possível, pois no caso de uma denúncia ela responde criminalmente pela infração. O recolhimento voluntário de armas com o pagamento da indenização acontece permanentemente em postos da Polícia Federal, independentemente da campanha. A última campanha, que ocorreu entre julho de 2004 e outubro de 2005, recolheu 500 mil armas. O relatório Redução de Homicídios no Brasil, dos ministérios da Saúde e da Justiça, mostrou uma queda de 12% no número de homicídios por arma de fogo no país de 2003 e 2006.

    A coordenadora de mobilização do Instituto Sou da Paz, Heather Sutton, disse que a participação da sociedade civil é decisiva para o sucesso da campanha. “Na primeira campanha as organizações da sociedade civil tiveram um papel muito importante para consolidar a campanha em todos os estados. O Brasil é muito grande, é muito território para cobrir, sem o apoio da sociedade civil a campanha fica inviável”, disse. ( Folhapress)


Veja no original

Trackback

17 comments untill now

  1. Henrique Nogueira @ 2008-05-27 20:16

    Sim, eles vão arrecadar quatro milhões de armas. É só esperar sentados!

  2. Otávio Müller Filho @ 2008-05-27 21:27

    O Henrique tem toda a razão. Quem, em sã consciência, entregaria uma arma adquirida legalmente por aproximadamente 1700 reais, por míseros 100 reais e ficar inseguro dentro de sua própria residência? Quem?

  3. A Coordenadora de mobilização do “instituto sou da paz” HEATHER SUTTON, não conseguiu se criar no país dela e nem levar essa pretensa campanha adiante nos EUA e se mudou de mala e cuia pra cá, nessa republiqueta tupiniquim onde o certo é o errado. Não foi capaz de peitar o lobby norte-americano das fábricas de armas e nem passar pela segunda emenda constitucional norte-americana que proíbe qualquer iniciativa de Ongs ou do governo de interferir no direito ao porte e a posse de armas por cidadãos norte estadunidenses. Falam em milhões de armas sem registros aqui no brasil, conseguiram arrecardar 500.000 ( Se é que conseguiram) e alardeam que a campanha foi um sucesso!

  4. rodolpho villas boas neto @ 2008-05-27 23:23

    TEM TODA RAZÃO ESSE GOVERNO ALEM DE MENTIROSO É PREPOTENTE E ESTAPAFURDIO É TOLO

  5. Jorge Machado @ 2008-05-27 23:57

    O Governo poderia abrir postos móveis de coleta de armas nas principais favelas do Rio de Janeiro …

  6. Ronald Guimarães @ 2008-05-28 00:08

    “Ter arma em casa não acarreta em segurança pública, pelo contrário, acarreta em acidentes, em insegurança, em reações indevidas, que acabam vitimando o cidadão”.
    Já cansei dessa cantilena de incompetentes e pusilânimes, que, não obstante, se acham no direito de “achar” situações e comportamentos dentro da minha própria casa. Já fui assaltado na rua sem poder reagir. Agora posso não ter como me defender dentro da minha própria casa. Está ficando cada vez mais difícil vover neste país.

  7. Romualdo Trolise Neto @ 2008-05-28 09:25

    A previsão do Ministro Interino é tão precisa quanto a sua permanencia no cargo, é lamentavel a intelectualidade de nossas autoridades ministeriais, as baboseras são tantas que não se tem o q comentar, só lamentar.

  8. Quem tem juízo e consciência plena dos seus direitos jamais vai admitir que um punhado de palermas que fazem uso do direito que outorgamos através do voto, para nos representar venha querer nos impor um ato contrário à constituição. Vamos sim prevalecer os direitos constitucionais e ‘tirar essa gente que colocamos no poleiro do Congresso Nacional’ e recolocar aqueles que nos defendam plenamente diante da constitucionalidade e fazer que as Leis sejam cumpridas com todo rigor e indistintamente. Chega de legislar em causa própria e beneficar a minoria que está no poder e se enriquecendo às nossas custas.

  9. Será que essa gente, realmente pensa, acredita que somos tão idiotas assim, a ponto de nos deixarmos enganar?Será que só o fracasso, que só para eles e para um canal de televisão e alguns jornais vendidos, foi sucesso,da primeira “fase’ dessa palhaçada não serviu de lição?Pelo visto e pelo naipe desses indivíduos , parece que não.Fico com o que disse o Sr. Henrique Nogueira, vão esperar sentados, até dar calo nos fundilhos….

  10. Rui Toffanelli @ 2008-05-28 15:33

    É muita cara de pau, um inconsequente falar a asneira que falou, o povo brasileiro não é mais bobo para fazer o que meia duzia de paus mandados querem fazer com o Brasil. Quando comprei minha arma não pedi auxílio a ninguém, atestado de antecedentes, fotos, carta para a PM, hoje querem que eu pague aluguel por algo que me pertence ou devolver a troco de merda, merda sim, porque 100,00 qualquer mendingo tira por dia pedindo esmola em São Paulo ou qualquer grande cidade.
    Luis Paulo Barreto, você é muito burro para achar que o povo brasileiro vai cair nessa.

  11. rodolpho villas boas neto @ 2008-05-29 18:52

    AGÓRA MAIS DO QUE NUNCA TEMOS QUE DEFENDER NOSSO DIREITO SAGRADO DE LEGITIMA DEFESA AUTO PRESERVASÃO E PROTEÇÃO CUSTE O QUE CUSTAR SÓ VÃO NOS DESARMAR SE PRIMEIRO NOS MATAREM!!!TEM QUE SER ASSIM GENTE NÃO TEM JEITO VAMOS DEFENDER AQUILO QUE ACREDITAMOS COM UNHAS E DENTES QUANTO MAIS PRESSÃO ESTAS MALDITAS DESGRAÇADAS ONG,S QUE PROTEGEM A ASSASSINOS E PERSEGUEM A DIREITOS INDIVIDUAIS FIZEREM SOBRE NÓS VAMOS DEVOLCER EM DOBRO NÃO CEDENDO AS SUAS DEPRAVAÇÕES IMORAIS E CRUELDADES É UM DIREITO NOSSO QUE ESTA EM JOGO E NÃO VAMOS DAR MÓLE PARA ESSE BANDO DE SAFADOS UM CONSELHO DE UM PRÓ ARMAS ENGAJADISSIMO VAMOS COM TUDO E DEIXAREMOS SE DEUS QUISER ESTES CANALHAS COM NADA

  12. Alcides Geraldo @ 2008-05-30 15:06

    Nem que torça o rabo da vaca eu entregaria uma arma
    de competição profissional no valor de aproxim.3500 reais comprada nos meios legais e documentada. e ainda entregar por uma merreca de 100 reais q não da p/ encher um carrinho de supermercado, e c/ certeza ela iria p/ as mãos de algum politico ou um delegado de policia para se exibir c/ a minha princesa? sai pra la mané.
    Esperem sentados esses politicos.melhor q ela fique comigo, pois paguei com o suor do meu trabalho.

  13. A quantidade de homicidios praticados por cidadãos com arma registrada, é quase zero! Não podemos culpar o cidadão que pode adquirir no máximo um .38 ou .380 pela violência. Na verdade, a violência é causada pelo proprio governo, que não é capaz de fornecer ao cidadão extorquido pelos altos impostos, e que em contrapartida não recebe nada. Um exemplo disso, são as notas baixíssimas (de quem ainda consegue achar uma escola para estudar), ou falta de hospitais….alimentação…entre outros descasos de nossos políticos hipócritas. vale lembrar que quem tem a intençao de matar alguém, pouco importam os meios.(Suzanne Von Richtofenn, Alexandre Nardoni, Itamar Campos Paiva, este último atacou um homem ,com uma barra de ferro na frente das crianças da vítima.)Para aqueles que têm a índole ruim…não importam os meios.
    Chega de hipocrisia o trânsito mata mais que armas de fogo.

  14. A quantidade de homicidios praticados por cidadãos com arma registrada, é quase zero! Não podemos culpar o cidadão que pode adquirir no máximo um .38 ou .380 pela violência. O que dizer das armas de calibre .40, .45, 5,56 , 7,62(de guerra como dizem nossos sábios reporteres) que se pode encontrar facilmente em qualquer favela ou morro? Na verdade, a violência é causada pelo próprio governo, que não é capaz de fornecer ao cidadão (extorquido pelos altos impostos), uma estrutura digna de ensino, cultura . Um exemplo disso, são as notas baixíssimas (de quem ainda consegue achar uma escola para estudar), ou falta de hospitais….alimentação…entre outros descasos de nossos políticos hipócritas. vale lembrar que quem tem a intençao de matar alguém, pouco importam os meios.(Suzanne Von Richtofenn, Alexandre Nardoni, Itamar Campos Paiva, este último atacou um homem ,com uma barra de ferro na frente das crianças da vítima.)Para aqueles que têm a índole ruim…não importam os meios.
    Chega de hipocrisia o trânsito mata mais que armas de fogo.
    Segurança pública ao meu ver, e dar condições decentes de vida …e não é isso que vemos. O problema está vindo de uma minoria que tenta desarmar, deseducar, adoentar o povo. Para os políticos e governantes, é muito interessante um povo desarmado e sem cultura!

  15. salvador marques @ 2008-06-02 13:47

    Senhores fica dificil encarar com dignidade a situacao desta ( palhaçada ), que se tornou o estatuto do desarmamento, nos Brasileiros ( LEGITIMOS QUE SOMOS ),acabar de uma vez com isso, deixa de lenga/lenga , disse me disse, etc. Vamos dar um basta nesta situacao, E SO TEM UMA MANEIRA,( VOTO ) vamos deixar de votar ou votar somente em quem esta deacordo com a maioria da populacao ( nos dissemos NAO )e agora querem nos empurrar uma palhacada desta goela abaixo , nao vamos deixa que isto aconteca, vamos para as ruas,vamos lutar pelo nossos direitos.
    Hoje sao nossas ARMAS,e amanha o que sera, (direitos, e facil conseguilos, mas para mantelos e preciso brigar, lutar , passar por cima de tudo e todos se necessario for, o que nao se pode e deixar que passem por cima de nossos direitos, principalmente quando os grandes interessados nem Brasileiros sao. Vamos convocar a todos para esta briga, vamos para as ruas, pracas , bares , etc, vamos lutar gente ( nossa historia e de armas,todo cidadao tem o direito de porta uma ARMA sim )

    atenciosamente
    Salvador Maques

  16. sabino martinelli @ 2008-06-03 16:44

    Como sempre eles nao sabem de nada.Nao sabem onde estao,quantas sao,de onde vem as armas usadas em crimes.Mas sabem uma coisa o culpado de toda a violencia e voce que teima em manter aquele revolvinho em casa como ultima esperanca de ter alguma defesa.Por favor chega de conversa mole………………

  17. rodolpho villas boas neto @ 2008-06-19 09:40

    AMIGOS DA PLD EU AS VEZES FICO PENSANDO O SEGUINTE “SE O ESTADO NÃO ME DA PROTEÇÃO” PREFERE OUVIR ESSAS ONG,S ANTIPATICAS E QUE COMO SEMPRE DIGO AS MAIORES PROTETORAS DE MARGINAIS ,ESTUPRADORES,ASSASSINOS ,SEQUESTRADORES,INVASSORES DE PROPRIEDADE ALHEIA PARA ROUBAR E MATAR SEUS DONOS,TRAFICANTES DE DRÓGAS,VICIADOS ,VANDALOS PIXADORES,E TODA A ESPECIE DESSSA PRAGA DIABÓLICA QUE SÃO OS CRIMINÓSSOS E AINDA POR CIMA PERSEGUEM O NOSSO DIREITO A LEGITIMA DEFESA A PROTEÇÃO DE NOSSA FAMILIA DE NOSSA PROPRIEDADE O NOSSO RESGUARDO QUE NOS FOI MALDÓSAMENTE ARANCADO SEM DÓ MUITO MENOS PIEDADE “NO REFERENDO NÓS TODOS BRADAMOS UM GRITO NÃO AO DESARMAMENTO DOS HONESTOS DOS JUSTOS DOS QUE TRABALHAM PRODUZEM PARA ESSE PAIS E PAGAM OS ALTISSIMOS IMPOSTOS QUE O GOVERNO NOS ATIRA” E SOFREMOS DESSE PAIS E DE SEU GOVERNANTE INGRATIDÃO PREFEREM ELES ATENDER AO PEDIDO DO FAMIGERADO QUE É A “VIUVA DO REFENDO” DOS MALDITOS DESGRAÇADOS “VIVA RIO ,SOU DA PAZ DESARMA BRASIL ETÇ” E NOS JÓGA PARA ESCANTEIO AS VEZES EU PENSO SERA QUE ESSE PAIS MERECE MEU RESPEITO ?MINHA AJUDA? A RESPOSTA É NÃO SE TIVESSE UMA GUERRA DE UM OUTRO PAIS CONTRA O BRASIL COMO CHINA ,EUA ,ESPANHA ALEMANHA,ITALIA EU SENDO SOLDADO ME DESCULPE A SINSERIDADE EU LUTARIA CONTRA O BRASIL SE EU NÃO POSSO TER O SAGRADO DIREITO A LEGITIMA DEFESA E AUTO PRESERVAÇÃO PARA DEFENDER A MIM E MINHA FAMILIA CASO NECESSERAIO E DEPOIS QUE OS DESGRAÇADOS CANALHAS DOS CRIMINOSSOS MATAM UM POLICIAL UM PAI DE FAMILIA ESTES VERMES SÃO PAPARICADOS COMO SE FOSSEM VITIMAS PELO AMALDIÇOADO “DIREITO DOS MANO” PELA MALDITA DESGRAÇADA “ONU QUE PARA MIM VEJO COMO SENDO OS TRES NUMEROS DA BESTA DO APOCALIPISE DISFARÇADOS” PELA MALDITA “ANASTIA INTERNACIONAL” PELA MIDIA ENGANADORA DESSE PAIS POR ESSAS E OUTRAS EU LUTARIA CONTRA O PROPRIO PAIS NATAL E ACHO QUE SE FIZESSEMOS ASSIM ELES NOS ESCUTARIAM DO CONTRARIO NEM CONTEM CONOSCO PODEM ATÉ NOS MATAR ESSES GOVERNANTES MAIS NÃO CONTEM CONOSCO PARA SER RESPEITADO É PRECISO SABER RESPEITAR COISA QUE ESSE BRASIL VIL E CRUEL COMO O DIABO COM O SEU POVO NUNCA NOS DEU

Add your comment now


três × = 12