A Tarde On Line publicou notícia distribuída pela Agência Estado e pede que as pessoas comentem. Vamos fazer duas coisas: comentar aqui em nosso blog e depois comentar no site de A Tarde On Line, no link

    [img:ATardeOnLine.jpg,full,alinhar_esq_caixa]Agencia Estado

    Se os índices de violência mantiverem a tendência de queda registrada desde 2000, São Paulo completará três décadas de registro de assassinatos (1979-2008) com índice inferior a dez mortes por 100 mil habitantes. A marca de 9,9 será atingida em novembro, segundo projeção da Secretaria de Segurança Pública. O índice de dez assassinatos por 100 mil habitantes está na média mundial de homicídios, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

    A linha crescente dos homicídios atingiu seu pico no Estado em 1999, com 12.818 mortes. Desde então, apresenta queda. Entre as explicações estão a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, e o aumento de prisões. Se os dados de 2007 se confirmarem – faltam números do 4º trimestre -, São Paulo terá reduzido homicídios em 62% desde 1999. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Trackback

2 comments untill now

  1. Espero ter entendido errado, mas isto é um argumento a favor do desarmamento?

    “Entre as explicações estão a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, e o aumento de prisões”

    Entre as explicações de quem? seria bom citar referências de onde foram extraidas esta dedução. Qual o motivo para queda no número de assassinatos entre 1999 e 2003, antes do estatuto do desarmamento?

    Informações incompletas são fáceis de manipular.

  2. Marcelo Pereira @ 2008-01-22 14:26

    Na verdade a queda nos homicídios deveu-se a medidas administrativas que nada tiveram a ver com o estatuto do desarmamento, tais como o fechamento cedo dos bares nas periferias, o maior rigor e a consequente lacração de estabelecimentos irregulares, etc. Assim, as quadrilhas tiveram menos chances de encontrarem os membros das outras gangues para acertarem as contas,nas disputas territoriais e afins.
    Por outro lado, os demais crimes tiveram um crescimento significativo desde 1999, principalmente os delitos contra o patrimônio, em especial o roubo e o sequestro, o que prova a inutilidade de se desarmarem as vítimas honestas.

Add your comment now


× 5 = trinta cinco