[img:jcnet_gif140.gif,full,alinhar_esq_caixa]
Davi Venturino
Ibitinga – A Polícia Ambiental apreendeu várias armas que estavam sendo utilizadas para a caça ilegal de capivaras no Ribeirão dos Porcos, próximo a Borborema, na região de Ibitinga (90) quilômetros de Bauru).
A apreensão ocorreu na última segunda-feira, após denúncia anônima que levou uma equipe do Patrulhamento Ambiental Rural de Ibitinga até as imediações da barragem existente no Ribeirão dos Porcos, em Borborema.
Dois indivíduos (os nomes não foram divulgados pela polícia) foram surpreendidos pelos policiais, por volta das 21h. Com eles, foram apreendidos dois rifles calibre 22 (arma de fogo de longo alcance e de boa precisão).
Além das armas, os policiais apreenderam vários objetos utilizados na caça de capivaras, munições e facões.
Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Borborema, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma.
Se forem condenados, eles poderão cumprir pena de reclusão de dois a quatro anos, conforme artigo 14 da Lei Federal 10826/03 (Estatuto do Desarmamento).
Além disso, receberam uma multa de R$ 559,49 cada um. Segundo a polícia, nenhum animal da fauna silvestre foi encontrado abatido com os indiciados.
A imprensa é ignorante ou mal-intencionada, ou ambos.
Dizer que um rifle no calibre 22 LR(suponho que seja este) é “arma de fogo de longo alcance e de boa precisão”, beira ao ridículo.
Só falta repetirem, como já ouvi em outras ocasiões, que espingarda calibre 12 “mata elefante”.
Seria ótimo se todos os jornalistas desarmamentistas fossem para a África caçar elefantes com espingardas calibre 12. Com certeza nos livraríamos deles de uma só vez, devendo o grande favor aos elefantes aborrecidos.
SÃO TODOS UMS GRANDISSISIMOS VAGABUNDOS CHARLATÕES QUERIA VER SE ELES TIVESSEM CULHÃO DE INVADIR UM MORRO E DESARMAR OS TRAFICANTES HÁ ISSO ELES NÃO FAZEM SÓ DESARMAM OS PRÓBRES CIDADÃES QUE TEM UMA ARMA PARA SE PROTEGER POR QUE PRATICAM ESPORTE NUNCA FIZERAM MAL ALGUM A NINGUEM O GOVERNO DO PT É UM GOVERNO DE CRIMINOSSOS NARCO TRAFICANTES TERRORISTAS INVASSORES ONGUEIROS SAFADOS “SEXÓLAGAS PERVERTIDAS MORALMENTE” MALDITOS TODOS VOÇÊS DO PT SEUS CANCERÓSSOS
Eu sou contra a caça silvestre contudo se a pode desenvolver de forma controlada através de fazendas de caça cujo objetivo seria o de se estabelecer uma reserva natural protegida para todas as espécies nela com permissão de caça apenas para algumas e em alguns números – a exemplo: capivaras, antas e cia. Hoje o cara tem a terra, desmata tudo e coloca pasto e boi, não me parece razoável, prefiro uma caça controlada.
Quanto a armas, se é proibido devem ser presas sim, a questão não esta aí, a questão esta em não se as poder ter de forma legal, esse direito na existe de fato, só em tese. A questão é que nenhum reporter faz uma matéria colocando o fato do governo inviabilizar a posse e o porte de armas no brasil, logo criminalizaram todo o porte por civis e querem criminalizar toda a posse, senão a inviabiliza.
Por exemplo: Para que serve uma arma curta se não esta de posse daquele que a adquiriu para defesa. Para mim é claro e nítido que as pessoas que tenham armas as curtam as possam portar porque só assim ela faz sentido para defender as pessoas… deste modo, sou defensor da posse e sobretudo do porte. Quanto a armas longas dever-se-ia incentivar sua uso para esporte, mas no brasil tem essa coisa de armas de uso exclusivo das forças armadas e outras besteiras que falam. Aqui tudo é exclusivo das forças armadas! Como se uma 9mm parabellum fosse arma de guerra, dizer isso é ridículo.
Quem tem essa discussão sobre calibres é no mínimo ignorante, calibre é escolha pessoal para defesa, nenhum é pior ou mais mortal que o outro por excelência.
Agora dizer que um rifle .22 é de longo alcance e grande precisão, não sei nem o que comentar quanto a isso todavia ainda se pode dizer: “Acho que qq coisa além do nariz do jornalista que escreveu a matéria seja longo alcance e precisão… bom, o que ele entende de precisão para poder afirmar isso?”
Aposto que ele nem sabe como se mensura a precisão de um sistema arma/munição. Para ser sincero, estou de saco cheio, para dizer em bom português, desses jornalistas ignorante que querem falar de um assunto do qual são absolutamente ignorantes os quais muitas vezes repetem informações recebidas doutros que se não ignorantes são mal intencionados. Cada vez que vejo escrito, pistol 45mm, escopeta 12mm, metralhadora .30 anti-aérea, 9mm exclusiva das forças armadas (como se fosse armamento de guerra, de exército) e estas pérolas eu fico simplesmente enojado.
Fala-se em mercosul e tudo mais, convém comparar que o paraguaio, chileno, boliviano e argentino são muito mais cidadão que o Brasileiro, a exemplo nos seus países 9mm é arma de uso civil, 7,62×51(.380Win) e outras também. Estranho como eles valem mais que a gente e ninguém faz essa comparação. Esta na hora de acordarmos, aliás já passou faz tempo.
Como nosso exército vive a míngua e não tem nada, fica assim também o povo proibido de ter qq coisa.
Sou praticante de tiro ao alvo,ja faz muito tempo!
E garanto que quem disser que um Rifle cal 22 não tem boa precisão e nem um bom alcaçe:esta bastante desenformado!
E ainda o desafio a ficar uns 300m de distancia e pedir pra eu atirar!
Ninguém duvida de sua perícia, Luis Eduardo, mas como atirador você sabe muito bem para que serve um rifle calibre 22 LR.
Com certeza você não atiraria num leão nem a 1 metro de distância.
luis eduarso, seu rifle .22 deve de outro planeta, pq a trezentos metros de distancia o projetil chega la caindo. e isso se chegar.
Aos desenformados:
Os rifles .22 tem otima precisão, otimo alcance e otima penetração, os projéteis .22 LR podem alcançar mais de 1000 m de distancia.
Nunca atire em água, rocha ou qualquer superfície nas quais os projéteis possam ricochetear.(risco de acidentes)
Munição capaz de matar animais de grande porte!!!
Não sei em que mundo acontece o que o Bruno alega.
Se ele atirar num “animal de grande porte” com o seu fantástico rifle, perderemos um participante do Blog.
Acho que vc deveria se informar mais a respeito antes de comentar sobre o assunto Marcelo.
Consulte o manual de um rifle .22, cbc, imbel, cz, etc antes de debochar de uma informação q vc com ctz desconhece. Os projéteis .22 LR podem alcançar mais de 1000 m de distancia sim e é capaz de matar uma vaca facilmente.
http://www.youtube.com/watch?v=lIaYdYAewSc video de um rifle .22 derrubando uma vaca.
Uma vaca, Bruno?
Ora, tenha paciência!
Que caçador vai atirar numa vaca doméstica? Uma vaca você mata com uma paulada, num matadouro.
Pensei que estávamos falando de animais de verdade, como um jaguar, um leão, um búfalo, etc.
“Animais de grande porte” para caçadores são esses que requerem armas e calibres poderosos, e não uma porcaria de um 22 LR que mal mata uma ratazana.
Calibres de verdade são o 375 H&H, o 416 Rigby, o 300 Winchester Magnum, o 410 Weatherby, etc.
Afinal, o que você caça? Camundongos?
Estamos falando sobre o poder de fogo de .22 Marcelo (precisão, alcance e penetração), com ctz existem muitas outras armas com poder de fogo muito superior.
Os rifles .22 são muito usados na caça amadorista no Brasil, e com muito sucesso, capaz de matar animas de grande porte sim ( Anta – o maior mamifero da fauna brasileira, pode chegar a 300kg, capivara, veado, queixada etc),tds bem maior que uma ratazana.
O video com a vaca foi meramente ilustrativo.
Desde o meu primeiro comentario so tive intenção de passar informação logica e correta sobre a arma em questão.
Bruno:
Se você atirar numa anta de 300 kg. com um rifle no calibre 22 LR e não matá-la no primeiro disparo, o que é bem provável, você fará um animal sofrer sem necessidade pois ela irá se embrenhar no mato e talvez você não a encontre. Ela até poderá se recuperar, mas também poderá morrer lentamente e de modo agonizante, porque você usou um calibre de salão de jogos para tentar matar um animal grande.
Não digo que o calibre 22 LR não sirva para nada. Ele até pode servir para caçar pequenos animais, como lebres, passáros, etc; mas nenhum caçador responsável o usa para animais de grande porte, pois não é nem um pouco esportivo ferir animais. Você deve abater o animal no primeiro disparo para que o mesmo não sofra.
Se o animal for perigoso, como um leão, um búfalo, um rinoceronte, etc, e você usar um calibre de baixa energia, além de você apenas ferir o bicho, com certeza ele vai matá-lo antes de fugir.
com um bom alcance cerca de 1.5km dependendo das balas utilizadas, mas não é efectivo alem dos 150-200m, na melhor das hipóteses, bastante menos ke os 300m ke falaram anteriormente. Como arma de caça não é eficaz par peças maiores ke um gato sensivelmente. Dificilmente perfurará a pele de um elefante, kuanto a um javali por ex a bala vai penetrar neste, mas dificilmente o irá matar com excepção se o tiro for dado na cabeça e a curta distancia.
Já presenciei mts casos em que coelhos atravessados por balas deste calibre fugirem e morrerem ums “bons” metros á frente, por isso sem duvida não e um calibre útil a caça “maior”. Dai a sua proibição para a caça fora dos Estados Unidos. Na maioria dos países este calibre é somente usado para fins desportivos.
.22LR é sem duvida um calibre
.22LR é sem duvida um calibre com um bom alcance cerca de 1.5km dependendo das balas utilizadas, mas não é efectivo alem dos 150-200m, na melhor das hipóteses, bastante menos ke os 300m ke falaram anteriormente. Como arma de caça não é eficaz par peças maiores ke um gato sensivelmente. Dificilmente perfurará a pele de um elefante, kuanto a um javali por ex a bala vai penetrar neste, mas dificilmente o irá matar com excepção se o tiro for dado na cabeça e a curta distancia.
Já presenciei mts casos em que coelhos atravessados por balas deste calibre fugirem e morrerem ums “bons” metros á frente, por isso sem duvida não e um calibre útil a caça “maior”. Dai a sua proibição para a caça fora dos Estados Unidos. Na maioria dos países este calibre é somente usado para fins desportivos.
Rifle 22
Voces querem animal mais perigoso e feroz do que o homem.
Pois grandes matadores que passaram pela historia na humanidae, usaram este calibre para matar silenciosa e eficazmente suas encomendas.
Sem dúvida o homem é a criatura mais perigosa na face da Terra. Porém, a discussão surgiu sobre calibres de caça, dentre os quais o 22 LR não merece nenhum destaque sério.
O calibre 22 LR dependendo da munição usada póde até ter um ótimo resultado mais não esperem abater uma vaca como disse o Bruno ou um elefante
eu acho que com um Rifle 22 LR de preferencia o GS G5 da para matar um cachorro ou um gato sera?
Um cachorro não muito grande, de uns 500 gramas.
pra mim isso de prender gente caçando é simplesmente ridiculo, os nossos poseudo ecologistas acham que devem colocar caçadores que caçam pra sua subsestencia em celas com bandidos de verdade afinal de contas isso nao passa de brasil mesmo nao é predem-se pobres