A mudança teria acompanhado a melhora dos indicadores econômicos, como as reduções da taxa de desemprego e do número de cheques protestados e o aumento do otimismo do empresariado. Assim, o comportamento cíclico da atividade econômica se transformou na principal – mas não única – explicação para a criminalidade. Na análise da secretaria, o período de alta, iniciado há seis trimestres, está interrompido.
O aumento de 33% dos assassinatos no interior no 2º trimestre do ano em relação a 2008 foi o grande responsável pelo crescimento no Estado. Em números absolutos, isso significa que os 414 casos de 2008 se transformaram em cerca de 550 em 2009.
Esse movimento fez com que o total de assassinatos registrasse o primeiro aumento significativo em São Paulo desde 1999, quando o Estado registrava cerca de 3 mil casos por trimestre. Desde então, houve constantes quedas dos homicídios. Eles chegaram em 2008 ao patamar de mil casos por mês – redução de 70% em comparação com 1999. Com o aumento neste trimestre, houve 1.165 desses crimes no Estado. Na comparação com os três primeiros meses do ano, o crescimento ficou em 2,1%.
Recorde
O aumento de 18,8% do número total de roubos no Estado significou um novo recorde em números absolutos da quantidade de registros desses crimes no Estado desde o início da série histórica, no 3º trimestre de 1995. Ao todo foram registrados nas delegacias 68,9 mil roubos no Estado – o recorde anterior pertencia ao primeiro trimestre deste ano, com 65.635 casos comunicados à polícia.
Os dados da criminalidade foram apresentados ontem aos chefes das Polícias Civil e Militar em reunião na secretaria. Durante sua exposição, o chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), Túlio Kahn, afirmou que o cenário atual é de estancamento da alta. A piora dos dados parou. Haveria uma desaceleração da alta e uma queda de vários índices a partir de junho. Outro fato tratado na reunião foi que, mesmo nos casos de alta, ela já não era generalizada pelas áreas do Estado, o que confirmaria a tendência de fim do aumento.
Capital
Na capital, a maioria dos índices permaneceu estável, exceto na zona norte, que registrou aumento generalizado. A explicação dada pelos policiais para o fenômeno seria que os índices de 2008 foram muito baixos por causa das operações extraordinárias feitas na região pelas Polícias Civil e Militar depois do assassinato do coronel José Hermínio Rodrigues, que comandava o policiamento da região, em 16 de janeiro de 2008. Assim, o que estaria fora da normalidade não seriam os dados deste ano, mas os baixos índices registrados em 2008. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Só quero observar, não é porque saiu a reportagem ou porque a SSP disse que temos que acreditar, até porque ambos são suspeitos.
O que quero dizer é que o fato da violência ter aumentado é claro, vemos todo dia, não precisa o jornal ou a SSP informar-nos da nossa realidade.
A questão é a seguinte: A coisa esta tão preta que eles não conseguem mais negar.
Isso porque todos sabemos que ninguém quase dá queixa, porque não resolve nada na maioria das vezes em ainda a pessoa, que é vítima do crime, aínda se torna vítima do descaso público porque fica horas na delegacia para que lavre um BO ou termo circunstânciado e coisa que o valha.
Eu pessoalmente já fiquei mais de 12 horas numa delegacia da parada de taipas para lavrar um simples BO de furto, e outra vez fiquei 8 horas, sem falar as vezes em que meu pai ficou, 8, 10 horas esperando.
Então o cara é assaltado, furtado, nem vai se humilhar mais de ficar uma, duas horas na delegacia…
Essa é nossa realidade, todos sabemos e a coisa tá tão preta que eles não conseguem nem mais negar!
Há alguem que por acaso acredite mesmo que este ser abjéto denominado Minze o Governo e a rede Globo estão preocupados mesmo com a violencia em São Paulo e no Resto do Brasil? mais que que NADA
estas Feridas de Chagas Nacionais suas unicas preocupações são com os seus interreses pessoais
São as Pessoas mais Perversas que ja existiram na terra para eles é até bom que um Menino seje espancado a Morte por bandidos ou um Pai de Familia Morra (Sem ter a opção de auto defender-se)
nas mãos de marginais Sangrentos ou que uma Mulher seje Estuprada e depois morta da Pior forma possivel por um Maniaco ou Tarado
Quer Saber? Para eles NÃO tem a menor diferença
Pois o Amaldiçoado Estatuto do Medo diga-se Desarmamento não foi não é e não vai ser para combater bandidos ou o crime
É uma maldade sem igual praticada contra os Boms cidadães que desejam comprar Suas Armas em Lójas que Estudam Trabalham nunca cometeram danos e muito menos trazeram perigo a População e ainda pagam os Impostos Mais Caros do Planeta! para sustentar estas Viboras estes filhos do Anti Cristo
Dessa corja imunda do PT,PSDB e etç…
Eles Tomam Banhos sobre o sangue de vitimas inocentes e riem muito pode crer.
Eles são Maquiavélicos Sadicos estremamente Desumanos Autoritarios de Espiritos Nazistas
Praticam demagogias levam cidadães a pior condição emocional
Pregam para um um bandido maldito assassino e traficante pedófilo estuprador e etç…
O nojento e canalha “Direitos dos Manu”
Mais para um pai de familia para pessoas Honéstas
pregam Desarmamento, Lei Anti Fumo em Bares Lanchonetes e etç.. (Mais na cracolandia não estão nem ai)mais Parece que Nós somos umas Crianças com Deficiencia Mental nas mãos desses Inquisitores Satanicos. (Não Temos Direito a Nada)
Nosso Sagrado Nobre e Inalienavel Direito a que se Representa na Legitima Defesa e Auto Proteção Individual de Integridade Fisica e Familiar e de Patrimonio e Propriedade Privada nos foi Roubado.
Por um bando de Canalhas, um bando de Facistas de Pior especie ,um bando de Urubus Mentirósos, um bando de Pseudos Politicos Pseudos “Formadores de Opinião”
da Midia da Imprensa da TV e Artistas de Novélas (Muitos) Viciados em Drógas e em Bacanais de Orgias Homosexuais um bando de ditos Sociólógicos que deveriam estar com os seus da mesma especie (Animal)no Zoológico.
Creio em DEUS tenho certeza de que tudo que estes DESGRAÇADOS fizeram de mal a Sociedade eles irão pagar centavo por centavo nas Chamas Infernais.
Muito Obrigado
Liberdade ou Morte
Rodolfo,
Liberdade parece que os criminosos estão gozando…a
morte… a morte é o que nos resta.
Nem a porcaria do Tamiflu para a gripe eles não dão para as pessoas, ficam com frescura enquanto tem gente morrendo a rodo mas fazem uma propaganda forte na tv e vivem falando isso e aquilo enquanto isso as pessoas estão nos velórios de seus entes queridos, que quando não morrem pela criminalidade morrem pela gripe, pela dengue, pela febre amarela e vamos nós… Brasileiros felizes pagando impostos e tendo que tolerar essa turma do Misne, o Renam, o Sarney, o Collor, o Lula, o Serra e essa turma toda.
Esse país não tem muito jeito por enquanto não jeito… depois daquele escândalo do painel ainda me elegem o Arruda governador do DF, é uma piada.
Temos que fazer a nossa mea culpa, essas macumbas estão aí assombrando a gente por causa do nosso povo sem informação que engole tudo.
Ainda bem que temos ajuda de alguns que se martirizam e dão a cara para bater no meio dessa canalha, parabéns aos integrantes do PLD!
esqueci de citar um detalhe quanto a falta de vergonha no Brasil…
A saúde esta um caos, isso já sabemos, mas o Lulinha tem 10 bilhões de doláres para emprestar para o FMI… Não sei onde esta a vergonha desse pessoal, tá tão feia a coisa que não conseguem mais esconder!