No dia 1º de junho, o Juiz da 16ª vara Federal do Rio de Janeiro, Rafael Pereira Pinto determinou a volta do menino Sean aos Estados Unidos para morar com o pai, uma vez que sua mãe – Bruna Bianchi -, que estava separada do marido, David Goldman, falecera em agosto passado. Desde então estabeleceu-se um debate nacional no Brasil e, da mesma forma, nos Estados Unidos para saber se o pai tem ou não o direito de ter a guarda do seu filho legítimo.  

Hoje, dia 4 o Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a decisão do juiz da 16ª vara, para segundo ele, ouvir a vontade do menino Sean, de 9 anos, para saber se ele quer voltar para os Estados Unidos ou permanecer aqui no Brasil, sob a guarda do padrasto.

No dia 22 de abril houve uma Audiência Pública na Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da qual o Deputado Paes de Lira é participante, e na ocasião fez importante pronunciamento que nos pareceu interessante levar ao conhecimento dos participantes da Legítima Defesa.

E por que nós, da Legítima Defesa levamos ao ar esta questão que não tem nada com o direito de ter e portar armas de dcefesa?

Por uma razão muito simples, é que defendemos os direitos legítimos e neste caso defendemos o direito do pai da guarda do seu filho. Mas, vejamos no link abaixo algumas considerações de ordem natural, defendidas pelo deputado que importa conhecer.

Trackback

13 comments untill now

  1. roberto ramos junior @ 2009-06-04 18:14

    E uma pessoa desse gabarito, com os conhecimentos que tem,conhecimentos de causa,foi suplente e por pouco não teve de brigar para ocupar a vaga que lhe era de direito, herdada do finado Clodovil.Só no nosso país, é que acontecem essas coisas, uma pessoa dessa estatura, não consegue os votos necessários para se eleger e nos representar. Oxalá, tivessemos mais 100, 1000 Paes de Lira e o país teria melhor sorte.
    Parabéns,Coronel…estamos com o senhor

  2. EDGARD FRAGA NETO, MD @ 2009-06-04 22:18

    Parabéns ao Exmo. Sr. Deputado Pompeu de Matos, por sua explanação simples,concisa e muito clara sobre este problema de “patrio poder”.
    Concordo “ipsis verbis”, com tudo o que foi dito e explanado.
    Parabéns mais uma vez por seu poder de síntese e justa decisão.
    Atenciosamente,
    EDGARD FRAGA NETO, MD

  3. Prezado Edgard

    Apenas corrigindo, o deputado neste caso não é o Pompeu de Matos, mas é o Deputado Paes de Lira, porta voz da Pela Legítima Defesa

  4. Rudolf Schneider @ 2009-06-05 10:29

    Mais uma vez o Cnel. Paes Lira mostra sua correta avaliação sobre um problema de justiça que já faz tempo devia ter sido solucionado.
    Parabems Dep. P. Lira.
    Rudolf B. Schneider
    Piloto Comercial

  5. William Soubihe Junior @ 2009-06-05 11:31

    Concordo plenamente com o nobre deputado e vou mais longe se eu pudesse conversar com esta criança por apenas 5 minutos, tenho certeza que ele embarcaria para o EUA rapidinho…..

  6. Natal Laroca @ 2009-06-05 13:05

    Parabens,,Deputado Paes de Lira,,!

  7. Parabéns pela excelente e apropriada explanação sobre o caso, concordo plenamente com o nobre deputado!

  8. Rodolpho Villas Boas Neto @ 2009-06-05 20:32

    Grande CEL Jairo Paes de Lira
    como eu gostaria de ver o sr tomando posse como Governador do meu Estado São Paulo em 2011
    lá no governo estadual tenho certeza que o cel Jairo botaria respeito e traria orgulho aos Paulistas
    que ja estão fartos da incopentencia demagogia e despreparo do possivel candidato a presidente Serra
    aconpanhado de lado pelo (Des)governo Federal Petista
    Muito Obrigado

  9. Deputado Paes de Lira demontrou um equilíbrio e conhecimento que se vê em poucos legilasladores, expondo com clareza e objetividade os fatos.
    Quem dera deputados deste nível em maior número.
    Parabéns ao Deputado Paes de Lira.

  10. Francisco Manoel Caselli de Menezes @ 2009-06-06 16:56

    Lúcida explanação!
    Inadimissível a Justiça não fazer a mesma.
    Incompreensível discutir fato este, cujo Pai requisita seu filho, me colocaria na posição do Pai,e com certeza lutaria até as últimas consequências para reaver meu filho.
    Inútil fazer Política como tem feito o Supremo Tribunal de nós mortais brasileiros, com interêsses alheios ao que chamamos “Justiça”. A Balança da cega “Senhora”;anda com certeza pendente às Vontades do Governo, haja vista que paga suas contas e disponibiza benesses que nós coitados não temos acessos. Desde a era FHC e suas viúvas sofremos um incontestável favorecimento dos que detem o “Poder”. Lamentável!

  11. Sebastião Thomé de Oliveira @ 2009-06-08 21:50

    Na minha opinião como Cristão que sou, toda ciança precisa e tem direito de pai e mãe para: Amá-la, Educá-la, sustentá-la, instruí-la e principalmente ensinar à ela o caminho em que deve andar, porém, quando à separação o que não deveria haver, a preferencia da criança sempe deve ser levada em consideração pincipalmente quando a peferencia é para o pai biológico. Respeitando os pocedimentos legais. sebastiao.thome@isbt.com.b

  12. Referendo também a opnião do Cel, agora deputado, assim como outros aqui o fizeram, mas faço acento que a vontade do menino é importante porém não se a pode mensurar nesse momento, nessas condições desvirtuadas.
    Há devolver este menino para viver com o pai uns tempos com a possibilidade de visita do pai adotivo, depois o inverso disto e ao final perguntar então ao menino com quem ele deseja ficar. Me parece a grosso modo que uma guarda compartilhada que previlegiasse o pai biológico seria a melhor alternativa para o caso e percebi que o nobre cel. muito bem sedimentou este entendimento!

    Não cabe querer estabelecer isso de pronto quando a situação particular subverteu o justo julgo.

    Parabéns Cel.
    Só não te “perdoaremos” se recusar sair candidato! rs…

  13. Francisco Fernandes Marques @ 2009-08-23 16:21

    Antecipadamente agradeço pelo e-mail que me fez chegar a esse post. Digo em poucas palavras “parabéns”, grato pela representação que nos faz, e desejo que tenha sucesso em suas atividades sem perder o “moral” e o “bom senso”.

Add your comment now


cinco − 2 =