Estadão, quarta-feira, 23 de setembro de 2009, 10:02 | Online

Só 50% do efetivo da GCM portará arma de fogo; guardas não vão retomar a paralisação na capital

Felipe Oda e Maíra Teixeira, Jornal da Tarde e Central de Notícias

SÃO PAULO - A Guarda Civil Metropolitana não poderá mais andar armada. Em decreto publicado na terça no Diário Oficial da Cidade, apenas 50% do efetivo dos GCMs que trabalham na proteção de instalações públicas ou em locais de uso público poderão portar armas de fogo. A outra metade deverá utilizar armas não letais, como spray de pimenta e cassetetes. O anúncio foi feito um dia após o secretário da Segurança Urbana, Edsom Ortega Marques, entregar 7 mil sprays de pimenta para o comando da GCM.

O baixo risco, “sobretudo em determinados dias e horários”, nos locais e atividades protegidos pela GCM foi utilizado como justificativa para a proibição. A decisão tem como objetivo “a mitigação de riscos à população causados pela utilização de armas de fogo em locais públicos”.

Carlos Augusto Sousa Silva, presidente do sindicato da categoria (Sindguardas), classifica a decisão como “equivocada”. “A GCM tem uma taxa de letalidade mais baixa que a PM. Seguindo a lógica do secretário, a PM deveria ser desarmada, não a GCM.” Para Silva, o assassinato da jovem em Heliópolis, no dia 31 de agosto, e do rapaz no ônibus, no último dia 15, pesaram na decisão.

Em nota, a pasta afirma que há situações em que 100% do efetivo poderá usar armas de fogo, porém não especifica quando e onde o uso será liberado.

Se quiser deixar algum comentário no site do “Estadão”, clique aqui.

Leia a íntegra da notícia…


, ,
Trackback

10 comments untill now

  1. Plinio de Marco C. Jr. @ 2009-09-23 17:03

    Spray de pimenta contra fuzil de bandido???
    Daqui a pouco as “”autoridades”" vão proibir
    o spray por problemas de “”pimenta perdida”".
    ESTE PAÍS DÁ VERGONHA!!!!!!!!!!!!

  2. Marcelo Pereira @ 2009-09-23 17:09

    Poderiam usar flores também, algo bem adequado ao espírito “primaveril”.

  3. Rodolpho Villas Boas Neto @ 2009-09-23 18:34

    Flores com Bilhetinhos perfumados ou Caixa de Bomboms quem sabe? vamos fazer assim!
    Pois a Autoridade e Lei agóra é o Sr “Dono da Boca”
    Ele pode andar Armado
    Mais um Pai de Familia Trabalhor de Labutas em Labutas diarias Pagador de Impostos e um
    Policial.
    não valem nada para os famigerados meios de comunicação para os entendidos de Saude e Segurança ou Politica Social,Sociólogos ou Ongueiros malditos
    Jornalistas Canalhas e mentirósos que alimentam de forma abjeta os seus “Genios Ruims” nestes amaldiçoados centros de pequisas Mind Control Sistematicamente
    São a Favor do Aborto
    São defensores fanaticos da Sodomia da Pederastia do Casamento Gay
    São a Favor da Legalização da Maconha tanto qual como da Cocaina tambem entre outras…
    Mais são contraditóriamente a Favor de Leis que obrigam um Fumante de Cigarros Normais a ficar em baixo da chuva porque é proibido que se fume em qualquer ambiente fechado até no próprio condominio
    e dissem que uma Lei “Democratica”
    São ferrenhos defensores do Desarmamento. porque estas Péstes tem Seguranças andam de carros Blindados.
    Enquanto um Pai de Familia
    O Que Fara caso veje a sua Filha ser Estuprada por um Vagabundo o que fara? até para isso estes DEMONIOS ditos formadores de opinião Publica que na verdade são Cafetões de Sociedade(Me perdoe os Cafetões)e tem uma respostinha e Cinica! “De forma alguma reaja! mantenha a calma”
    A FAÇA ME FAVOR VAGABUNDOS fILHOS DA PIOR P… que ja existiu voçes e a cambada do PT, PSDB,PMDB,DEM,PV,PCdoB e etç… vão para o
    I N F E R N O

  4. carolina vandre @ 2009-09-24 01:56

    se o gcm no onibus tivesse morrido tudo bem.quem garante que os ladroes sairiam sem disparar nenhum tiro,pois a moda entre bandidos é roubar e matar ta nas estatisticas,,,o que esse tal de edson ortega entende de segurança urbana a equipe ao lado dele tambem ,policiamento e politicagem sao coisas diferente.
    Tenho dó desses gcm que com armas ninguem respeita,imagina sem, bandido nao ta respeitando nem rota e garra que andam com fuzil e metralhadora.Esses idiotas da gestao cassabi tao querendo privatizar a segurança do municipio e ninguem ve,,,enquanto isso os coitados dos gcms tao sem aumento a 13 anos,pra ladrao nao importa a cor do uniforme eles atiram sem medo…

  5. Plinio de Marco C. Jr. @ 2009-09-24 08:35

    Ao amigo Rodolpho.
    Aquela relação de sites de lojas
    de armas me deixou com uma puta inveja
    do povo daquele país.Muito legal!!!!

  6. Plinio de Marco C. Jr. @ 2009-09-24 08:38

    Ao amigo Marcelo.
    Só poderão usar flores sem espinho,rosas
    estão proibidas porque podem machucar os
    vagabundos cheios de direitos que este
    país alimenta com nossos impostos.
    Um abraço.

  7. Uma nova modalidade de crime praticada pelos bandidos ganha força, o roubo de armas da policia, o que as ONGs e a imprensa alugada antiarmas vão propor para resolver tal crime?
    a) Desarmar a policia, pois policial é um bom alvo vivo;
    b) Pedir gentilmente aos bandidos que devolvam as armas roubadas, pois bandido é gente boa, tem muitos filmes e musicas mostrando isso;
    c) Criar uma nova ONG antiarmas, pois as que existem não estão dando conta do recado;
    d) Todas as alternativas.

  8. Deveria se fazer um plesbicito se a população queria ou não a GSM desarmada. Deveria, se houvesse democracia, ao invés de uma ditadura oligárquica civil; como não respeitaram nem o referendo de 2005, também passariam por cima do plesbicito, caso as pessoas opinássem por não desarmar a GSM. Agora, numa cidade inorme como SP, os bandidos vão quintuplicar e o guarda civil, mesmo diante de uma ocorrência nada poderá fazer a não ser contemplar a pessoa ser assaltada, vilipendiada, humilhada e executada pelos meliantes

  9. Igor Foggiatto @ 2009-09-25 18:22

    Manda desarmar o pessoal que faz a segurança do pessoal que assinou esta lei.
    Queria ver se eles aceitam que os seguranças pessoais deles aceitam que usem spray de pimenta ao inves de armas de fogo.
    Ou acredito eu que esse pessoal viva em outra cidade e desconheça o dia a dia de SP.
    Não sou de SP mas ja estive na cidade… e sei como eh tenso o dia a dia. Desarmar a policia acho que é o cumulo.
    Estão se espelhando em londres. mas esquecem que aqui corrupção é bem visto e ladrão ganha premio.
    Eu gostaria de um spray de pimenta para a segurança da minha esposa mas nem isso o cidadão de bem pode ter nesse pais pois pode machucar o “Honrado” e “Incompreendido” Vagabundo que rouba os cidadãos de bem.

    Eu amo meu pais, mas ta dificil conviver com quem governa nossa patria amada!!!

  10. Airton P @ 2010-08-07 07:47

    Esses governantes estão de piada, pois é impressionante tamanho absurdo, logo dizem que os homens que fazem segurança devem andar dessarmado isto é ridiculo, perguto a eles (governantes) quando vão na pereferia se vão sem segurança…Todos sabemos que não…Porque os GCM devem andar desarmados,isto é, espondo a sua vida, portanto bandido não faz destição de cor azul ou cinza.

Add your comment now


− quatro = 0