GAZETA DO POVO

Publicado em 17/07/2010 | JORGE OLAVO

Um estudo elaborado pela Con federação Nacional dos Muni cípios (CNM) coloca em dúvida a eficiência do Estatuto do Desar mamento, em vigor desde 2003. A pesquisa revela que o número de homicídios com uso de armas de fogo se manteve em um alto patamar mesmo após a lei. Os dados mais recentes, de 2008, indicam que 71,3% das mortes violentas no país são ocasionadas por tiros – 0,5% a mais que em 2003. As estatísticas são ainda mais preocupantes quando os números são regionalizados.

O trabalho coloca o Brasil em uma “posição alarmante”, com altos índices de homicídios que se aproximam do total de mortes vivenciado por países em guerra. “O estudo mostra de uma maneira inequívoca o persistente aumento de homicídios em decorrência do uso de armas de fogo. O nosso papel com esse trabalho é levantar um debate sobre essa questão”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A pesquisa foi baseada em dados do Datasus e do Ministério da Saúde, no período de 1999 a 2008.

LEIA A CONTINUAÇÃO DA NOTÍCIA

Leia também

Aumentam as mortes por arma de fogo no País

, ,
Trackback

3 comments untill now

  1. A Declaração final do Membro da polícia Federal é a representação máxima da obistinação em continuar mentindo a respeito de desarmamento civil. A culpa não do desarmamento das pessoas de bem segundo ele, é ainda da existência de armas ilegais. Ora, o fracasso do Estatudo como ferramenta , o que já era em tese e na prática esperado, não lhe serve para reavaliar a iniciativa e se propor o contrário, mas o oposto, serve de munição pesada para se propor que se recrudesça mais ainda a ação que já se mostrou desastrosa.

    A falta de honestidade dalguns e de compromisso com a verdade é de assombrar, quando mais quando se trata de um policial da policia federal que deveria ser um servidor público, alguém que prestasse serviço ao Brasil e não um mero funcionário público – funcionário do governo que faz só o que o governo quer!

  2. Cilas Celestino @ 2010-07-20 11:34

    Isto só confirma uma verdade incontestável: As armas que cometem crimes não se vendem em lojas fiscalizadas pela Polícia Federal e Exército Brasileiro; elas são oriundas de roubos a bancos e empresas de segurança ( quando as armas dos vigilantes são apreendidas pelos bandidos), do contrabando ( Com a conivência de policiais federais corruptos) e policiais militares que vendo-se na contingência de seus escassos salários se enveredam em milícias e fazem da venda irregular de armas a bandidos, um meio ilegal de recompor sua renda. A incompetência das autoridades, a senilidade de parlamentares que em sua maioria são octogenários e que, em virtude das deficiências inerentes à sua faixa etária, não possuem condições vitais de gerir e legislar uma nação, fazem com que leis imorais e absurdas que atentam contra direitos civis inalienáveis tais como a legítima defesa, sejam aprovadas; arbitrariedades monstruosas, como estabelecer uma idade mágica de 25 anos para se adquirir uma arma, quando a lei diz que aos 18 anos, o cidadão se torna ápto a todos os atos da vida pública,( Artigo 27 do Códico penal Brasileiro,reforçado pelo atigo 228 da Constituição Brasileira de 1988, e, pelo Estatuto da Criança e do Adolecente – ECA (Lei 8.069/90) prestando serviço militar e manuseando armas muito mais sofisticadas e de maior calibre que anêmicas pistolas .380 ACP ou pré-históricos revólveres .38 SPL. Esse absurdo, cheio de inconstitucionalidades, passou pela COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, pasmém! graças ao Famoso mensalão, uma vergonha nacional que consistia no pagamento de uma “mesada” para os parlamentares que votássem a favor de projetos de lei vindos do PT, PMDB e base aliada. Somos escravos, condenados que vão ao cadafalso sem que nada se possa fazer porque no Brasil não existe político, existem politiqueiros.

  3. ADV. FERNANDO MAFFEI DARDIS @ 2010-09-02 16:09

    SOU E SEMPRE SEREI FAVORAVEL AO PORTE DE ARMA, LEGAL, MANGTENHO-ME ARMADO DESDE OS 18 ANOS, PORTANTO HÁ 50 ANOS PASSADOS. GRAÇAS A ISSO EVITEI 4 ASSALTOS, NÃO ATIREI MAS MANDEI QUE FOSSE EMBORA, VISTO QUE ELE NÃO TEVE TEMPO DE PUXAR SUA ARMA.
    ÓBVIAMENTE, AQUELE QUE MANTEM SUA ARMA EM SUA CINTURA TEM QUE TER EQUILIBRIO, PARA TANTO É SUBMETIDO A EXAMES PSICOLÓGICOS E AFINS.
    ORA, O GOVERNO CRIOU A TAL LEI PARA DESARMAR OS HOMENS DE BEM, O POVO.
    ACREDITO QUE OS CAMARADOS DO PT TEM SUA ARMA. A PRINCIPAL DELAS É O DIREITOS HUMANOS, SIM, CLARO EM BENEFICIO DELES PT E CURRIÓLA.
    ACORDA BRASIL. JÁ É TEMPO.
    JENUINO, DIRCEU, LULA, DILMA E CIA BELA, QUEM É TERRORISTA MORRE SENDO TERRORISTA.QUEREM A DITADURA PORTANTO VAMOS A LUTA

Add your comment now


3 + um =