Federação Gaúcha de Caça e Tiro

03/11/2010

Portaria Javali

O secretário estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl, com o fim de regulamentar a captura e o abate do javali-europeu, “sus scrofa” e seus híbridos, assinou, nesta quinta-feira (2), Portaria estabelecendo medidas de controle ambiental de ocorrência da espécie. O instrumento permite o abate unicamente por meios físicos, sendo proibidos quaisquer outros meios, em especial o do veneno (Tietböhl assina a Portaria sob o olhar do prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn).

O número de javalis está crescendo, prejudicando as lavouras e a pecuária e trazendo danos aos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Não existe controle da ocorrência dos espécimes de javali-europeu, “não se sabe quantos existem, mas já se sabe dos problemas que acarretam”, falou Tietböhl. O instrumento que permite a captura e abate será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3), quando começa a vigorar.

Continua

, , ,
Trackback

only 1 comment untill now

  1. Mas como são idiotas.

    Se o sujeito só pode abater aqueles que entrarem em sua propriedade quem vai abater os que estão nas áreas lindeiras a ela, nas áreas pública por exemplo?

    Não adianta, a esteria anti-armas assassinou o bom senso.

    O correto seria que a permissão de abate fosse individual, para garantir que o “caçador”/abatedor conheça a espécie invasora e as espécies nativas para evitar que se abatam porcos nativos e apenas realmente sejam abatidos os espécimes da espécie Sus Scrofa independente da área em que se encontrem, seja particular ou pública.

    Não dá para querer bom senso destes burocratas e políticos.

    Fica a pergunta:
    Quem os vai abater nas áreas públicas, o que o secretário estadual da Agricultura espera fazer com estes animais? Ele criou equipes do agentes públicos para abater estes invazores no ambiente nativo?

    Claro que não… mais uma medida mal implementada.
    Eu queria saber quem são os cretinos que acessoram esta turma?

Add your comment now


sete + = 10